Monday, August 11, 2014

Humor para quebrar o marasmo das eleições

Com a assinatura de Tadeu Jungle, Fernando Salem e Fernando Gomes, estreia hoje aperitivo de “Camarim dos Candidatos”, paródia satírica do blá blá blá eleitoral


Dilma Ruchefa, Aécio das Neves e Eduardo dos Campos. Marina da Selva e Lola. Com vocês, os candidatos à Presidência da República e seus principais cabos eleitorais. São essas as estrelas do programa “Camarim dos Candidatos”, iniciativa do Greenpeace para quebrar com humor politicamente incorreto o marasmo e a mesmice dos discursos eleitoreiros dos candidatos em seus programas televisivos.
Assista ao “tira-gosto” abaixo:

O vídeo está no site Pressione Verde (www.pressioneverde.org.br) para ser compartilhado por todos. Nesse episódio especial de lançamento, os candidatos se apresentam com músicas criativas e provocadoras, dando o tom dos próximos episódios.
O projeto conta com a direção e roteiro de Tadeu Jungle e Fernando Salem e bonecos criados por Fernando Gomes, responsável pelos famosos personagens do programa Cocoricó, da TV Cultura. Mas o conteúdo dos 16 programas, produzidos pelo coletivo de artistas multimídia BijaRi, e que serão publicados na Internet semanalmente até o fim das eleições, não tem nada de infantil. “A crítica que fazemos é corrosiva pois não dá mais para os candidatos, ano após ano, revisitarem discursos vazios que ignoram os grandes desafios socioambientais que o País tem diante de si”, explica Marcio Astrini, coordenador do Greenpeace. “Esperamos que o bom humor seja uma ferramenta eficaz para mobilizar o eleitor a se envolver com o debate eleitoral, conhecer nossas campanhas e pressionar seus candidatos a sair do blá blá blá”, completa Astrini.
Tadeu Jungle e Fernando Salem aceitaram o desafio. “A ideia de fazer uma paródia eleitoral com bonecos surgiu quando vi a necessidade de falar de coisa séria de forma mordaz e, ao mesmo tempo, leve”, comenta Jungle, que acredita que o conteúdo politicamente incorreto dos programas - no qual nenhum candidato é poupado - pode trazer a atenção do público jovem para as eleições. “O convite do Greenpeace veio em um momento político bem atípico e único”, diz Fernando Salem, autor também da trilha musical do programa. “Um desconforto geral estava encapsulado até meados do ano passado. Explodiu de forma apartidária, emocional e nas ruas. O convite alimentou meu tesão político, em épocas onde as eleições diretas nem sempre estão eretas", fulmina.
Satírico e provocador, o programa “Camarim dos Candidatos” é a faceta “divertida” do Projeto de Eleições do Greenpeace deste ano, que inclui a plataforma Pressione Verde, na qual a organização apresenta suas propostas, incluindo estratégias e metas específicas sobre temas como mudanças climáticas, proteção das florestas, investimento em novas fontes renováveis de energia e mobilidade urbana. O Greenpeace acredita que a participação efetiva da sociedade nas eleições contribui para o amadurecimento político do País e com a construção de propostas concretas para que o Brasil se torne um País mais justo e sustentável.

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.