Friday, April 8, 2011

Rede Ambiente



homeo que énotíciasfale conosco

sustentabilidade
biodiversidade
educação
ambiental
água e clima
o homem
e a natureza
comunidades

álbuns

newsletter
Receba novidades da Rede Ambiente diretamente em seu e-mail:


06/04/11
Amazônia ainda sofre forte desmatamento

Em fevereiro perdemos 63 km² de floresta

Wikipédia


Imagem de satélite da Floresta Amazônica.


Dados do Instituto do Homem e do Meio Ambiente(Imazon), divulgados em 23 de março deste ano, revela que a Amazônia Legal perdeu 63 quilômetros quadrados de floresta no mês de fevereiro de 2011 – 28% a menos que no mesmo mês do ano passado. Rondônia foi responsável por 56% desse total, seguida pelos estados do Pará(30%), Mato Grosso(11%) e Roraima(3%).

No período de Agosto de 2010 a fevereiro de 2011, o desmatamento acumulado foi de 925 quilômetros quadrados, um quilômetro a mais que o mesmo período anterior (agosto 2009 a fevereiro 2010). Quanto à degradação florestal, o aumento nesse mesmo período cresceu assustadoramente, 304 %, num total de 3.836 quilômetros quadrados, quando no ano anterior foi de 950 quilômetros quadrados.

Porém, esses dados não são totalizantes. Devido às nuvens que cobriam parte da região no mês de fevereiro – principalmente os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso e Pará - o Imazon conseguiu monitorar apenas 12% da área florestal da Amazônia Legal.

O relatório calculou também o total de CO2 que sofreu alterações devido à degradação da floresta. Entre agosto de 2010 a fevereiro 2011, o desmatamento comprometeu 56 milhões de toneladas de C02 equivalentes. Houve uma redução de 6,5% em relação ao período anterior (agosto de 2009 a fevereiro de 2010) que teve 60 milhões de toneladas de CO2 equivalentes afetados.

A NASA também revelou um estudo que mostra uma redução generalizada no verde das florestas da Bacia Amazônica provocada pela seca que atingiu o estado em 2010. Os mapas, via satélite, apontam uma incrível perda de 965.000 milhas quadradas de vegetação na Amazônia - mais de quatro vezes a área afetada pela última forte seca em 2005.

Foto: Cesar Paes Barreto

Igarapé da Bacia Amazônica

A maior floresta tropical do mundo vem sofrendo gradualmente com as atitudes incosequentes do ser humano. Quantas pesquisas e estudos serão necessários para que as pessoas se conscientizem sobre a importância de preservar esse bem sagrado da natureza? Não há mais tempo a perder, a Amazônia precisa ser conservada.

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.