Wednesday, June 25, 2014

Seminário de Mobilidade Urbana

Greenpeace reúne prefeitura, sociedade civil e academia em seminário nesta sexta, em São Paulo. Evento é aberto à participação do público e terá transmissão ao vivo.



Na próxima sexta-feira, 27/06, alguns nomes importantes na discussão de mobilidade urbana no Brasil vão se reunir em São Paulo para debater o assunto. Organizado pelo Greenpeace, o seminário acontece de 9h às 16h no Centro Cultural b_arco, em Pinheiros. O evento é aberto ao público – não há necessidade de inscrição – e será transmitido ao vivo por este link.
Com uma palestra e duas mesas de debate, a abertura das conversas está a cargo de Sérgio Leitão, diretor de Políticas Públicas do Greenpeace. Na sequência, o professor da Coppe/UFRJ e presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (ANPET), Marcio D’Agosto, dá um panorama dos impactos do setor de transporte no Brasil e deixa claro que o assunto não dá para ser adiado.
“O setor de transporte já virou um problema – social, ambiental, de saúde – há muito tempo. Todo mundo sabe apontar os problemas, mas precisamos sair desse engarrafamento de ideias e chegar às soluções”, diz Sérgio Leitão. “É nesse sentido que o Greenpeace resolveu facilitar o caminho e reunir atores importantes, de diferentes áreas, nesse debate. O momento eleitoral é propício para discutir um assunto tão urgente”.
Nas mesas de debate, além do secretário municipal de Transporte de São Paulo, Jilmar Tatto, estarão presentes representantes da academia e da sociedade civil organizada. Entre eles, Raquel Rolnik, professora da USP e ex-secretária de Programas Urbanos do Ministério das Cidades; Daniel Guth, do Ciclocidade (Associação de Ciclistas Urbanos de São Paulo); e Carlos Henrique de Carvalho, do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).
A mudança do paradigma de priorização histórica do automóvel individual pelos governos, que até hoje impacta as grandes cidades brasileiras, vai ser destaque nas discussões. “Hoje, em São Paulo, ainda temos 80% do espaço viário público voltado para o carro, e eles só representam 1/3 dos deslocamentos”, critica Daniel Guth, do Ciclocidade. “A redistribuição do espaço e uma melhor equidade é o que mais se discute hoje”.
“À medida que os países aumentam seu PIB e sua distribuição de renda, naturalmente aumentam os deslocamentos pela cidade: antes as pessoas iam de casa para o trabalho. Hoje, elas também saem para o lazer. Se mantermos a tendência de usar modos motorizados, individuais e derivados de petróleo, certamente isso causará impactos irreversíveis no mundo inteiro. A gente tem que tentar mudar isso, tem que saber quais são as alternativas”, diz D’Agosto, da Coppe/UFRJ.
As mesas de debate serão moderadas pelos jornalistas Julio Lamas, colunista do portal Planeta Sustentável, e Natália Garcia, responsável pelo projeto Cidade para Pessoas. O público está convidado a participar com comentários e perguntas após a apresentação dos debatedores. Quem estiver acompanhando pela internet também poderá colaborar pelo chat.

SERVIÇO
Seminário Transporte e Mobilidade no Brasil: desafios e oportunidades
Data: 27 de junho, sexta-feira
Horário: 9h às 16h
Local: Centro Cultural b_arco (R. Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 426, Pinheiros)

AGENDA

09h00 às 09h15
Apresentação
Sérgio Leitão, diretor de políticas públicas do Greenpeace

09h15 às 10h00
Palestra - Os impactos ambientais do setor de transporte: por que precisamos de melhorias na mobilidade urbana e de carros mais limpos?
Márcio D’Agosto, especialista em Transporte, Professor da COPPE/UFRJ e Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (ANPET)
10h00 às 10h15
Cofffee-break
10h15 às 12h15
Mesa de Debate - Desafios da mobilidade urbana em São Paulo
Laura Valente - Presidente do Conselho do Greenpeace Brasil
Jilmar Tatto - Secretário Municipal de Transporte de São Paulo
Daniel Guth - Ciclocidade (Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo)
Eduardo Vasconcellos - ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos)
Moderação: Natália Garcia, jornalista responsável pelo projeto Cidades para Pessoas
12h15 às 14h00
Intervalo para almoço
14h00 às 16h00
Mesa de Debate - Oportunidades para melhorias na mobilidade urbana
Bárbara Rubim – Greenpeace Brasil
André Ferreira – IEMA (Instituto de Energia e Meio Ambiente)
Clarisse Linke – ITDP (Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento)
Carlos Henrique Ribeiro de Carvalho – IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada)
Moderação: Julio Lamas – Colunista do Planeta Sustentável

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.