Friday, June 27, 2014

Ativistas culpam UE por negligenciar segurança energética

Encontro de representantes da União Europeia é oportunidade para governos retomarem o controle do futuro energético europeu


Numa ousada ação durante encontro dos líderes da União Europeia (UE), realizado hoje em Bruxelas, na Bélgica, ativistas culparam as maiores empresas europeias de energia a manterem o bloco dependente de importações. O rascunho do plano de segurança energética apresentado pela UE favorece essas empresas ao prolongarem o uso de fontes de energia caras, poluentes e não confiáveis vindo de fornecedores como a Rússia.

Ativistas estendem banner em prédio próximo à conferência da União Europeia na Bélgica. (© Eric De Mildt / Greenpeace)

Com forte esquema de segurança na sede da UE, 35 ativistas de seis países escalaram um prédio, um guindaste e uma passarela em volta do local onde os líderes do bloco econômico mais rico do mundo discutiam o futuro de sua energia. Três grandes banners mostrando um carro da UE – patrocinado pelas empresas de petróleo – caindo de um penhasco foram estendidos para pressionar os participantes que iam chegando. Os ativistas tentam agora entregar uma carta aos líderes da UE pedindo a independência energética da Europa de fontes poluentes e perigosas.
“A Europa ruma ao desastre, e os políticos estão só olhando. Grandes empresas de energia, com claro interesse em manter a Europa sob influência do óleo, gás e carvão, são as reais tomadoras de decisão”, defende Frederic Thoma, coordenador da campanha de Energias Renováveis do
Greenpeace. Para ele, o bloco europeu é capaz de se sustentar com fontes de energia limpa, garantindo reais benefícios às pessoas, ao ambiente e à economia.


Representantes da UE observam banner estendido por ativistas do Greenpeace em Bruxelas, na Bélgica. (© Eric De Mildt / Greenpeace)

 Essas influentes empresas, como Shell, BDF, E-on e RWE, mantêm pesados investimentos em combustíveis fósseis, por isso forçam o fornecimento para o bloco europeu, podando o desenvolvimento de um sistema de energia limpa, auto-suficiente e eficiente – o que representa uma ameaça para o monopólio do mercado energético em detrimento de maiores benefícios ambientais e econômicos.
Insegurança energética
A União Europeia importa mais da metade de seu óleo, gás e carvão, sendo um terço disso proveniente da Rússia, que desligou recentemente dutos de transporte que chegavam à Europa através da Ucrânia.
Um novo relatório do Greenpeace mostra que as metas para renováveis e eficiência energética que garantiriam a independência da Europa de importação de energia e combateriam as mudanças climáticas serão minguadas. A Comissão Europeia propôs uma redução das metas de emissão de carbono, de 55% em 2005 para 40%, e de investimento em energia renovável, que foi para 27% frente a 45% proposto em 2005. O documento pode ser lido aqui, em inglês.
Tags

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.