Thursday, June 12, 2014

Copa solar na Croácia

Ativistas do Greenpeace instalam paineis solares em região afetada por enchentes, para que população local possa assistir jogo da Copa.


A instalação de paineis solares na Croácia, por voluntários do Greenpeace. Foto: Greenpeace/Nathalie Bertrams

O vilarejo de Drenovci está encravado numa das regiões mais afetadas pelas enchentes e deslizamentos que tomaram parte da Croácia no último mês. Por ali, caíram as chuvas mais fortes dos últimos 120 anos, e os estragos – que continuam se arrastando em alguns locais como Drenovci – se espalharam pelo leste do país e por regiões da Sérvia e Bósnia.
Apesar da tragédia, a seleção da Croácia já está no Brasil para abrir a Copa do Mundo nesta quinta-feira, num jogo contra a equipe brasileira. E os croatas da vila de Drenovci vão poder acompanhar a partida pela TV: nos últimos dias, um time de voluntários do Greenpeace instalou paineis solares no telhado de uma escola local para geração de energia elétrica.
A transmissão do jogo em um telão movido a energia solar faz parte da campanha do Greenpeace para que o país adote as fontes renováveis e a eficiência energética na reconstrução das regiões afetadas pelos temporais. A ideia é que essas medidas ajudem a população local a não só economizar nos gastos com consumo de energia como também ganhar independência em relação ao sistema central de geração elétrica do país.
A iniciativa tem um forte simbolismo: as fortes chuvas que caíram sobre o país são consideradas eventos climáticos extremos, que devem ser cada vez mais comuns no cenário de mudanças climáticas que estamos atravessando. E, como se sabe, o uso indiscriminado de combustíveis fósseis para geração de energia mundo afora é um dos fatores que mais têm alimentado essa crise no clima.
A reconstrução das áreas afetadas é uma oportunidade para mudar a infraestrutura energética da Croácia e adotar as fontes renováveis como resposta aos impactos das mudanças climáticas que já estão em andamento. De acordo com uma pesquisa feita pelo Greenpeace, mais de 90% dos croatas acham que o governo do país deve focar sua política energética em cima das opções renováveis. É hora de mudar.

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.