Sunday, April 26, 2015

23 anos de luta

O Greenpeace Brasil completa 23 anos de ação e engajamento por um mundo melhor

 26 de abril de 1992 - há exatos 23 anos o Greenpeace dava as caras pela primeira vez em terras tupiniquins. Foi durante o encontro da ECO-92 que o navio Rainbow Warrior rumou para Angra dos Reis com objetivo de relembrar o trágico acidente na usina nuclear de Chernobyl. Para tanto, 800 cruzes foram fixadas no pátio da usina de Angra, relembrando os seis anos do acidente e marcando a chegada da organização ambientalista ao Brasil.

 
O primeiro Rainbow Warrior chega ao Rio de Janeiro para a Eco-92 (©Greenpeace/Steve Morgan)

 Ao longo de mais de duas décadas, o Greenpeace Brasil leva às ruas do País a luta pela proteção da Amazônia - queremos desmatamento zero -, o combate às mudanças climáticas e a construção de um cenário energético cada vez mais limpo, com maior presença de fontes renováveis, como energia solar. Também estamos nas ruas pedindo mais transporte público de qualidade nas grandes cidades e, neste começo de 2015, contra a má gestão da água diante da maior crise hídrica nas nossas metrópoles.
Origem
O Greenpeace foi fundado em 1971 por jovens idealistas no Canadá, após o governo dos EUA anunciar que faria testes nucleares nas Ilhas Amchitka. Para impedir tal ato, um grupo de ecologistas, jornalistas e hippies partiu no pequeno barco de pesca Phyllis Cormack,  com uma bandeira tremulando em seu mastro com os dizeres Green e Peace. O ato, pacífico e em prol do planeta, marcou o nascimento da organização e do ativismo ambiental tal qual o conhecemos. Os ativistas não conseguiram sequer chegar a seu destino e muito menos impediram os EUA de detonarem a bomba, mas sua obstinação e coragem despertaram atenção da população para os testes e, após forte pressão popular, as atividades foram suspensas em Amchitka, então declarada santuário ecológico.

Futuro
Os 23 anos de atividade no Brasil incluem diversas vitórias e nosso compromisso com o meio ambiente e a luta por um mundo mais justo só cresce. Seguiremos trabalhando, contando com seu apoio para que não só nosso país, mas todo o planeta sejam verdadeiramente justos, verdes e sustentáveis. E que nossos filhos e as futuras gerações recebam de nós um planeta saudável. A você, que está conosco nessa luta diária, nosso muito obrigado em nome de todo o  time do Greenpeace Brasil!
 
 Ativistas do Greenpeace abrem banner com a mensagem "A Falta de água começa aqui" em área recém-desmatada na Amazônia. (© Marizilda Cruppe/Greenpeace)

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.