Tuesday, November 4, 2014

Quatro razões para ser otimista, apesar da falta de ambição da UE

Na semana passada, a União Europeia divulgou as metas de cortes de emissões de carbono, economia de energia e energia limpa para 2030. O Greenpeace tem sido claro na sua avaliação: o nível de redução das emissões é inadequado, e a indústria pode acabar pegando leve na hora de fazer investimentos em energia limpa na Europa. Apesar disso, existem quatro boas razões para ser otimista sobre o que significa essa decisão para a luta global contra as alterações climáticas.

Os governos da União Europeia têm outra chance de acertar (©Greenpeace).

1. Pôr uma grande divisão entre ricos e pobres membros da UE
Há alguns anos as negociações climáticas na Europa ficaram paralisadas devido a um impasse entre países mais ricos e outros mais pobres da União Europeia. Durante os últimos três anos, o governo polonês foi inflexível em sua oposição à maioria das medidas climáticas e energéticas propostas pela UE. Em muitas oportunidades os poloneses foram bem sucedidos em encontrar aliados na Europa Central e Oriental.
Se os governos da Polônia (país que tem 90% da produção de energia a partir do carvão) e Bulgária (com um PIB per capita 16 vezes menor que a de Luxemburgo) podem chegar a acordo sobre objetivos climáticos e energéticos da UE, é possível ter o apoio de países como a África do Sul e o Brasil para assinar um acordo climático internacional.

2. China e os EUA começar a enfrentar as emissões de carbono
Os Estados Unidos e a China lutaram por regulamentos vinculativos para reduzir as emissões de carbono durante as negociações de Copenhague 2009, mas as coisas mudaram desde então. Entre os grandes emissores, a UE não está mais sozinha na criação de medidas sobre mudanças climáticas. Na verdade, os europeus terão que trabalhar mais para ficar na liderança. O consumo chinês de carvão, pela primeira vez em décadas, está diminuindo, segundo análise do Greenpeace. Onze das 34 províncias chinesas estão planejando medidas que diminuam o consumo de carvão em 2017. E, em um esforço para combater a poluição, sete províncias e cidades chinesas estabeleceram esquemas-piloto para se preparar para um mercado de carbono em todo o país a ser estabelecidas em 2016.
Nos EUA, o consumo de carvão atingiu o pico em 2007 e caiu em um quinto até 2013. Cerca de metade das reduções americanas no uso de carvão são resultado de uma utilização mais ampla dos investimentos em eficiência energética e energias renováveis​​.
As ações dos dois maiores emissores do mundo são significativas. China e EUA são esperados para aumentar o nível de ambição sobre mudanças climáticas nos próximos meses.

3. Os governos da UE têm outra chance de acertar
A linguagem do acordo União Europeia (UE) na semana passada explicitamente permite aumentar o nível de ambição da meta de emissões para 2030. O acordo da UE deve, portanto, ser visto como uma tentativa de abertura.
Isso é uma boa notícia porque o alvo de carbono atual da UE é muito modesto.  O Professor Jim Skea, vice-presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, concorda que o objetivo da UE de 40% de cortes de gases de efeito estufa até 2030 é muito fraco. Sua conclusão está em linha com a análise detalhada da meta da UE de 2030 pela Agência Netherlands Environmental Assessment (PBL), que vê como necessário um corte de 47%. A Ecofys mostra que é necessário reduzir as emissões para 49% para alcançar uma contribuição considerável da UE tendo em vista os cortes globais de carbono.
E não são apenas os analistas que concordam com a ambição da meta. Os governos da Suécia e Reino Unido pretendem diminuir as emissões em 50%.
O Greenpeace reivindica uma meta de redução de 55% de gases. A UE já apresentou um plano para aumentar o nível das metas de emissões anunciadas por todos os governos antes da cúpula do clima de Paris em 2015.

4. Um novo presidente da Comissão: Jean-Claude Juncker
No próximo ano, a nova Comissão Europeia, liderada pelo presidente Juncker, irá traduzir as novas metas climáticas e energéticas da UE em propostas legislativas através das energias renováveis, eficiência energética e comércio de emissões.
Com os custos de tecnologias de energia limpa em queda, as negociações internacionais sobre o clima e economia de energia estão no topo de sua agenda.
Juncker prometeu fazer da Europa a número um mundial no uso de energias  renováveis. Ele comprometeu-se a encaminhar e pensar nas políticas de mudanças climáticas, e afirmou que a Europa precisa de pelo menos 30 por cento de economia de energia.

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.