Monday, October 6, 2014

Bicicletada global pelo Ártico

Quem alguma vez pensou que pedalar poderia salvar o Ártico? Pois é, no último sábado, dia 04, o Greenpeace organizou uma bicicletada global pela proteção da região. Mais de 20 mil pessoas, de 30 países diferentes, saíram pelas ruas no chamado Ice Ride para pedir o fim da exploração de petróleo e da pesca industrial no Ártico, assim como a criação de um santuário no Polo Norte. Cidades de países como Tailândia, Canadá, Bulgária, Chile, Alemanha, entre outros, mostraram seu apoio à causa.
Aqui no Brasil, voluntários vestidos de urso polar foram à Marcha dos Super Heróis, dia 22 de setembro, na cidade de São Paulo, para pedir apoio à causa. Ao todo, são mais de 6 milhões de pessoas do mundo todo que assinaram a petição pedindo a criação do santuário no Polo Norte.

Dois voluntários na Marcha dos Super Heróis, em São Paulo.
© Azurem Costa Lara / Greenpeace

O Ártico tem um papel fundamental na regulação do clima global e perde cada vez mais gelo. Nos últimos oito anos, tivemos os oito recordes de gelo mínimo durante o verão, mostrando que o Ártico está derretendo. As consequências para esse ecossistema magnífico, com seus povos tradicionais e animais únicos, já são visíveis.
As mudanças climáticas pelas quais o mundo passa hoje tendem a piorar, tornando o clima mais extremo, com mais períodos de forte seca e tempestades mais intensas. O que acontece no Ártico não fica só no Ártico.
Ajude-nos a salvar o Ártico e assine você também a petição: www.salveoartico.org.br
*Thiago Almeida é coordenador da campanha Salve o Ártico do Greenpeace Brasil.

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.