Wednesday, December 11, 2013

No rastro das grandes obras da Amazônia

Perfuração de túnel para construção de hidrelétrica no Peru. (Divulgação/ Odebrecht)

A agência Pública, organização sem fins lucrativos que incentiva trabalhos de jornalismo investigativo, lança neste sábado, dia 14 de dezembro, livro que reúne uma série de reportagens sobre Amazônia produzidas em 2012. O evento acontecerá na Praça Roosevelt, na região central de São Paulo, e exemplares serão distribuídos para o público presente. Para produzir a obra, que contou com o apoio da CLUA (Climate and Land Use Alliance), fundação internacional ligada às questões climáticas, 14 jornalistas investigaram, durante seis meses, como grandes aportes financeiros na região amazônica têm afetado a vida da população. Separados em três equipes, os profissionais viajaram por diversas áreas contempladas com grandes obras do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, do governo federal.
Além de elucidar o complicado processo de investimentos e financiamento destas obras de infraestrutura na Amazônia, as reportagens trazem informações de interesse público desconhecidas até então, obtidas via lei de acesso à informação.
O evento terá também debate sobre “O projeto de desenvolvimento da Amazônia e seu impacto nas populações locais”, com a presença de especialistas e lideranças comunitárias, exibição de filmes e uma festa de encerramento.
Serviço:
Quando - 14 de dezembro, sábado.
Local - Praça Franklin Roosevelt - área das salas de vidro (próxima à marquise) – Centro – São Paulo, SP
Horário - das 16h30 às 22h
(16h30 às 18h30: debate e exibição dos depoimentos)
(18h30 às 19h: exibição dos vídeos do projeto “Amazônia Pública” e distribuição dos livros)
(19h às 22h: sons e imagens da Amazônia com DJ Madruga e VJ Astronauta Mecânico)
Gratuito

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.