Friday, December 27, 2013

Ana Paula volta para casa

A ativista brasileira conseguiu nesta sexta-feira autorização do Serviço Federal de Imigração russo para deixar o país. Ela embarca ainda hoje rumo ao Brasil.

Após cem dias, a ativista brasileira Ana Paula Maciel volta para o Brasil (© Nick Cobbing / Greenpeace) 

Cem dias após o protesto pacífico que desencadeou a prisão de ativistas do Greenpeace Internacional pelas autoridades russas, a brasileira Ana Paula Maciel, 31, obteve hoje o visto de saída do país – último passo necessário para seu retorno a casa desde que a anistia dos 30 do Ártico foi aprovada pelo parlamento russo.
Ana Paula e os demais 25 integrantes do grupo de nacionalidade não russa dependiam de uma autorização do Serviço Federal de Imigração para deixar o país, já que foram tirados de águas internacionais e levados presos pela guarda costeira.
Todos os estrangeiros já obtiveram seu visto de saída. Até o momento, sete deles já deixaram a Rússia e o restante deve partir entre hoje e o fim de semana. Ana Paula embarca ainda nesta sexta-feira com destino ao Brasil. Ela segue a Porto Alegre, onde passará o Réveillon com a família.
“Deixo a Rússia da mesma maneira como entrei: de cabeça erguida e com a consciência limpa. Temos a convicção de que fizemos o bem para proteger o planeta para esta e as futuras gerações. É uma vergonha um país permitir que tamanha injustiça tenha acontecido para defender os interesses das empresas de petróleo”,  declarou Ana Paula Maciel.
“Estou ansiosa por retornar a minha terra, mas não se pode falar em final feliz enquanto o Ártico continuar derretendo, a Amazônia se reduzindo, os oceanos se envenenando. Eu tomei uma atitude e assumi os riscos por enxergar a urgência de mudar os rumos da humanidade. Há muito trabalho pela frente e precisamos de toda a ajuda possível dos que se importam e acreditam em nosso trabalho”, conclui Ana Paula.

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.