O que o Greenpeace Brasil está fazendo para proteger as pessoas do Covid-19

Neste momento em que o Brasil e o mundo vivem a pandemia do coronavírus, todos nós precisamos fazer nossa parte para fortalecer a solidariedade e o apoio social e, assim, proteger a sociedade como um todo. As recomendações da Organização Mundial da Saúde e das autoridades sanitárias, como a higiene individual e o confinamento, devem ser seguidas com seriedade, para evitar a propagação rápida da doença e não sobrecarregar os serviços de saúde. Pensando nisto, o Greenpeace Brasil adotou medidas preventivas e queremos compartilhá-las com vocês:
– Nossos escritórios em São Paulo e Brasília permanecerão fechados nas próximas semanas. Nossos colaboradores que trabalham nas cidades mais afetadas pelo vírus estão trabalhando em casa;
– Suspendemos todas as atividades envolvendo povos indígenas e comunidades tradicionais para protegê-los e evitar sua exposição. Porém, continuamos firmes na luta diária por seus direitos e em defesa do meio ambiente;
– Os nossos colaboradores que fazem parte da captação de doações nas ruas são primordiais para a nossa organização. Durante este período, retiramos todos os times que fazem diariamente esse trabalho, prezando pela proteção deles e pelo bem-estar de todos, reduzindo a circulação de pessoas nas cidades. Lembramos que somos uma organização independente, que não recebe dinheiro de empresas nem de partidos políticos; apenas de pessoas físicas e fundações. São essas captações de recursos que nos ajudam a financiar as atividades da organização;
– Orientamos, também, nossos voluntários a não realizar atividades de rua e estamos apoiando-os de todas as maneiras possíveis neste momento;
– Usaremos nosso site e redes sociais para amplificar conteúdos confiáveis sobre a doença e medidas de prevenção, no apoio à conscientização e no combate a informações falsas que circulam nas redes sociais.
Quantas vezes dissemos que, juntos, podemos fazer a diferença? Essa frase não é apenas retórica, ela reflete o momento que estamos vivendo enquanto sociedade. Mais do que nunca, é muito importante todos seguirmos na mesma direção, a da solidariedade coletiva, para que possamos atravessar essa crise da melhor forma possível. E juntos.
O esforço é coletivo não apenas para proteger nossos colaboradores, mas também a sociedade como um todo, principalmente os mais frágeis e vulneráveis: populações de rua e de baixa renda, comunidades tradicionais em locais remotos e pessoas que se enquadram no grupo de risco, como idosos e pessoas com doenças crônicas. Para todos os profissionais da saúde e demais profissionais que atuam no tratamento, controle e comunicação da doença, nosso MUITO OBRIGADO.
Fique conosco! 
Mesmo em meio à crise do coronavírus e com as ações preventivas tomadas, continuamos alertas e ativos em nossa missão por um planeta mais verde e pacífico. Precisamos que você continue conosco, apoiando nosso trabalho, compartilhando nossos conteúdos e aumentando a pressão sobre aqueles que ameaçam o meio ambiente e a vida.
Juntos, enfrentaremos esse período desafiador. Com solidariedade e dedicação, podemos enfrentar não apenas este, mas também outros desafios para protegermos a casa de todos: nosso planeta.