(©Otavio Almeida/Greenpeace)

O mês de outubro acabou. E durante seus 31 dias, comemoramos o dia da natureza, dia das crianças, dia dos professores e, agora, celebramos também o fato de o Brasil já ter mais de mil sistemas de mini e microgeração conectados à rede elétrica. Dos 1.125 sistemas existentes hoje, 1.074 utilizam o sol como fonte geradora de eletricidade! Apesar de ainda pequeno frente ao potencial do país, esse número representa um crescimento de mais de três vezes em relação à quantidade de sistemas em abril deste mesmo ano, quando eram apenas 335.
A possibilidade de gerarmos nossa própria energia ganhou força em abril de 2012, com a edição da Resolução 482, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Relembre aqui como foi a aprovação da resolução.

Três anos depois, a resolução passa por uma revisão, que deve ser concluída no final deste mês de novembro. A expectativa é de que a nova versão traga avanços importantes. Um deles, por exemplo, seria a possibilidade de moradores de um prédio instalarem um sistema fotovoltaico na área comum e, a partir disso, dividirem os ganhos em suas contas de luz.
Para que o potencial solar do Brasil realmente seja aproveitado, é preciso que – para além da resolução – tenhamos mais incentivos para sua a compra de placas solares. Um deles seria a redução de impostos. Hoje, um sistema fotovoltaico possui um sobrecusto de 35% em razão da tributação. Outro incentivo seria a liberação do uso do FGTS para compra de um sistema pelo cidadão que tiver interesse.
Com tudo isso, com certeza não demorará muito até a comemoração dos próximos mil!