Sunday, November 22, 2015

Ativistas pressionam VW a se posicionar sobre fraude de emissões

Postado por iaracrepaldi

Em protesto pacífico – realizado neste domingo em São Paulo e interrompido pela polícia –, Greenpeace exigiu que a Volkswagen se comprometesse a parar de sacrificar nossa saúde e o meio ambiente, realizando testes realistas e reduzindo suas emissões aos níveis praticados na Europa 

domingo, 22 de novembro de 2015 Foto: Marta Santos/Greenpeace

Recentemente, tivemos mais uma evidência de que a indústria automobilística coloca os lucros à frente da saúde pública. O escâdalo da VW revelou que as montadoras estão preparadas para cometer crimes, violar regras e burlar governos a fim de esconder os riscos de seus produtos à vida humana e ao meio ambiente. Há poucas semanas, a marca admitiu ter falsificado o resultado de testes de emissões em quase 12 milhões de veículos ao redor do mundo – uma prática que coloca todos, especialmente as crianças, em risco de contrair doenças respiratórias, e também contribui para o agravamento das mudanças climáticas. Além de enviar cartas ao governo e à Volkswagen no dia 30 de outubro, exigindo posicionamento e providências para evitar futuras fraudes, o Greenpeace realizou um protesto em um grande feirão de automóveis no Anhembi, em São Paulo, neste domingo, 22 de novembro. Se não fossem impedidos pela polícia, os ativistas da organização suspenderiam um carro da marca a 20 metros de altura, com um guindaste, no qual seria pendurado um banner com a mensagem: “Risco de vida. O Greenpeace adverte: este produto causa doenças respiratórias e mudanças climáticas”. Mesmo com o bloqueio do protesto pelas autoridades, conseguimos passar nosso recado para a VW.

Apesar de a VW Brasil ter sido multada pelo Ibama em R$ 50 milhões em 13 de novembro, a penalidade não reverte os danos causados à saúde pública e ao meio ambiente. A ação deste domingo alerta os consumidores e a montadora de que o uso de seus produtos está associado a doenças e degradação do planeta. “A VW não deve apenas admitir seus erros, deve também mostrar compromisso com uma frota de automóveis que diminua os malefícios à nossa saúde ”, afirma Fabiana Alves, da Campanha de Clima e Energia do Greenpeace.
Não podemos permitir que as montadoras manipulem, além dos testes de emissões de poluentes e de gases de efeito estufa, os impactos de seus produtos. Por isso, reforçamos o pedido de resposta às cartas enviadas à montadora. Solicitamos à companhia que apresente planos ambiciosos de eficiência veicular para comprovar o compromisso mínimo da empresa com a sociedade. E exigimos que o governo e a VW garantam que a tecnologia existente na Europa passe a ser usada no Brasil. Assim, teremos carros menos poluentes e que emitem menos CO2 no País.
Junte-se a nós e peça à Volkswagen para reduzir as emissões de todos os veículos da marca no Brasil aos níveis que a montadora utiliza na Europa. Precisamos da ajuda de todos para realizar esta grande mudança.

http://www.greenpeace.org/brasil/pt/Blog/ativistas-pressionam-vw-a-dar-resposta-fraude/blog/54819/

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.