Friday, June 12, 2015

Futebol para defender as geleiras do Chile


 Em cima, foto tirada em 1928 de uma geleira chilena (©Archivo Museo Salesiano/De Agostini). Abaixo, foto comparativa do mesmo local, tirada em 2004 (©Greenpeace/Daniel Beltrá).

Com a apresentação da equipe ontem, a seleção de futebol da República Glaciar, país fundado pelo Greenpeace para proteger as geleiras de todo o Chile, está preparada para jogar os jogos de sua vida – literalmente.
Após um dia da estreia da Copa América, disputada no Chile, a seleção glaciar apresentou seus jogares, que irão a campo todas as quartas-feiras, quando a Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados do Chile se reúne para votar a Lei Glaciar. A votação pode aprovar uma de duas leis propostas: a primeira é do governo, que pretende proteger “algumas” geleiras, enquanto a outra, formulada pelo Greenpeace, estipula a proteção integral.

 Assista ao vídeo da seleção da República Glaciar:


“Só um pode ganhar o duelo. Serão partidas difíceis”, diz Matías Asún, diretor do Greenpeace Chile. A seleção da República Glaciar formará o Conselho Sulamericano de Novas Federações (CSANF), representante aqui na América do Sul da Federação Internacional do Futebol (FIFA). “Vamos representar uma partida de futebol nessas ocasiões e convidar as pessoas para que torçam pela aprovação da lei indicada pelo Greenpeace”, explica Asún.
O Greenpeace Chile fundou a República Glaciar em 5 de março de 2014. É um novo país sobre 23 mil km2 de geleiras na região dos Andes, criado a partir da falta de reconhecimento desse território pelo governo chileno.
O famoso poeta chileno Nicanor Parra, a escritora Isabel Allende e diversas outras personalidades chilenas se juntaram à causa desse país. Uma grande vitória dessa seleção aconteceu em maio do ano passado, quando a presidente do Chile Michelle Bachelet se comprometeu com uma lei de proteção glaciar.
Um ano depois, durante seu discurso presidencial, Bachellet disse: “já iniciamos a discussão sobre a moção parlamentar, tratando essa matéria [as geleiras] de maneira ampla com o mundo científico, social, econômico e político”. Com essas palavras, a presidente reafirmou seu compromisso de ter um projeto de lei sobre geleiras. Mas, para o Greenpeace, esta lei que o governo propõe não protege a região.
“As geleiras do Chile representam 82% de todos os glaciares da América do Sul. Essas formações de gelo são as reservas de água natural mais importantes do país, e por isso devem permanecer intocadas”, observa Asún. “Por isso precisamos que as geleiras vençam, então convidamos os cidadãos a se tornarem fãs dessa seleção”.
Torça pela seleção da República Glaciar. Estamos jogando as finais e precisamos do seu suporte. Clique aqui e apoie a proteção completa das geleiras.

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.