Saturday, August 17, 2019

Voluntários de Fortaleza realizam exposição socioeducativa

por Larissa Gambirazi

Os voluntários e voluntários de Fortaleza mostram a importância de preservar as Dunas do Cocó e do parque como um todo, tanto para as espécies de animais e plantas, quanto para a comunidade
A importância de preservar as Dunas do Cocó (CE) foi tema de exposição de voluntários do Greenpeace. © Grupo de Voluntários de Fortaleza
Nas últimas semanas, voluntários e voluntárias do Greenpeace realizaram diversas atividades em busca de um mundo mais verde e melhor para vivermos. Os voluntários de Porto Alegre levaram a educação ambiental para mais de 280 alunos do ensino fundamental e médio. Já o grupo de Brasília marcou presença na exibição do documentário francês “Amanhã”.
Ainda tivemos a presença dos voluntários na Bicicletada em São Paulo e em Fortaleza foi realizado um Ponto Verde no Dia dos Pais. Por fim, demos as boas-vindas aos novos voluntários e voluntárias do ABC Paulista.
Ponto Verde
O Fortaleza Pelas Dunas, formado pelos voluntários e voluntárias de Fortaleza, Instituto Verdeluz, Movimento Pró-Árvore, SOS Cocó e Canal Na Voadora realizaram uma exposição socioeducativa sobre a fauna e flora das Dunas do Cocó, no Parque Ecológico do Cocó. O evento aconteceu no Dia dos Pais, 11 de agosto.
A ação contou com uma mesa expositiva com alguns exemplares de animais e sementes que fazem parte da biodiversidade das dunas. Os voluntários aproveitaram para explicar a quem parava para conferir a ação sobre a importância da preservação das Dunas do Cocó e do parque como um todo, tanto para as espécies de animais e vegetais, quanto para a população da cidade.
Voluntários realizam exposição socioeducativa sobre as Dunas do Cocó. © Grupo de Voluntários de Fortaleza
Projeto Escola
No dia 2 de agosto, o Projeto Escola de Porto Alegre ministrou palestra sobre Mudanças Climáticas para 74 alunos da Escola Anísio Teixeira. Na ocasião os voluntários ainda falaram sobre os quatro megaprojetos de mineração que pretendem ser instalados no estado do Rio Grande do Sul.
Projeto Escola leva à Educação Ambiental para a sala de aula. © Grupo de Voluntários de Porto Alegre
O Projeto Escola de Porto Alegre ainda esteve no Colégio Marista São Pedro em 6 de agosto. O encontro ocorreu na parte da manhã e contou com 210 alunos do ensino fundamental e médio.
Foram abordados temas como: mudanças climáticas, gases do efeito estufa, consumo responsável, práticas sustentáveis e os impactos do lixo na natureza, na vida marinha e no planeta. Além da história do Greenpeace, bem como as campanhas dos Corais da Amazônia e Desmatamento Zero.
Projeto Escola leva assuntos relacionados às mudanças climáticas para as salas de aula. © Grupo de Voluntários de Porto Alegre
Segundo os voluntários presentes, ver os alunos tão engajados no assunto, participando, acrescentando informações e realizando perguntas aumenta a esperança de que o futuro verde e pacífico não está tão distante.
Na última semana o Projeto Escola levou a Educação Ambiental para 284 alunos!
Exibição de documentário
O grupo de Brasília marcou presença na exibição do documentário francês “Amanhã” que aconteceu no dia 7 de agosto. O documentário trata de iniciativas e ideias que estão acontecendo mundo afora para mudar nossa realidade e principalmente o nosso futuro. Após a exibição, também aconteceu um debate com atores locais que estão envolvidos em ações sustentáveis para melhorar a comunidade.
Voluntários participam de cinedebate sobre documentário francês “Amanhã”. © Grupo de Voluntários de Brasília
Bicicletada 
No dia 2 de agosto, aconteceu a tradicional bicicletada na Avenida Paulista e integrantes do grupo de São Paulo participaram do evento. O encontro organizado pelo coletivo Massa Crítica SP reuniu muitos ciclistas que fecharam algumas vias de uma das avenidas mais movimentadas de São Paulo para exigir mais ciclovias e mais segurança para os ciclistas da cidade.
Em São Paulo, voluntários marcam presença na tradicional bicicletada na Avenida Paulista. © Ana Clis / Grupo de voluntários de São Paulo
Novos voluntários e voluntárias
No dia 10, o grupo do ABC Paulista deu as boas-vindas aos novos voluntários e voluntárias!
A recepção foi realizada na Universidade Federal do ABC (UFABC) de Santo André, e contou com a presença de 10 voluntários que conversaram sobre a história do Greenpeace e do grupo local. Eles ainda realizaram uma retrospectiva das atividades do 1° semestre e planejaram o calendário para o novo semestre.
Demos às boas-vindas a novos voluntários e voluntárias. © Stefany Ryba / Grupo de Voluntários do ABC Paulista
Mobilizando e se engajando é assim que os nossos voluntários e voluntárias levam as questões socioambientais para diversos locais do Brasil.
Gostei dessas iniciativas e gostaria de realizá-las na sua cidade? Junte-se ao time de voluntários! E vamos lutar pela preservação do meio ambiente e da vida. 

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.