Friday, August 23, 2019

O que o Greenpeace está fazendo em relação às queimadas?

por Felipe Augusto

O Brasil parou essa semana para acompanhar as notícias sobre as queimadas na Amazônia. E assim como nós, você deve estar sob estado de atenção com recordes que infelizmente estamos registrando neste mês de agosto. E certamente ouviu falar que a fumaça pôde ser sentida nas grandes cidades da Amazônia, mas também bem longe dela, no estado de São Paulo e até no Paraná. 
A chamada “temporada de fogo” não é novidade no Brasil, porém, este ano os focos de calor na Amazônia aumentaram significativamente. De janeiro a 20 de agosto, o número de queimadas na região foi 145% superior ao registrado no mesmo período de 2018.
Ao final da temporada de fogo na Amazônia, o Greenpeace esteve em campo para registrar o estrago deixado pelas queimadas, na região entre os estados do Amazonas, Acre e Rondônia © Daniel Beltra / Greenpeace

Desmatamento e queimadas: por que eles estão conectados?

Os incêndios florestais estão intimamente ligados ao processo de desmatamento.  Isso porque na maior parte das vezes o fogo é utilizado para “limpar” a área após a derrubada da floresta, preparando a terra para  a pecuária.  Assim, em um ciclo vicioso, além do desmatamento, as queimadas contribuem  para o aquecimento global, liberando mais CO2 na atmosfera e alimentando a emergência  climática. 
Os sinais de que a floresta pode ser desmatada e nada vai acontecer aos responsáveis estão sendo dados de forma clara pelo atual governo. Os que desmatam e destroem a Amazônia se sentem encorajados pelo discurso do governo Bolsonaro que, desde que tomou posse, não tem realizado ações para coibir o desmatamento. Segundo reportagem do jornal Folha de S. Paulo, por exemplo, entre janeiro e abril de 2019 houve uma queda de 70% nas operações de fiscalização realizadas na Amazônia.
A maior floresta tropical do mundo e toda a sua biodiversidade estão gravemente ameaçadas. E isso gera risco para todos nós, mesmo para aqueles que não moram na região Norte do país, já que o fogo contribui para as emissões de gases do efeito estufa no Brasil, afetando o equilíbrio climático do planeta. A destruição da Amazônia contribui seriamente para o aprofundamento da atual crise climática!

E o que o Greenpeace está fazendo a respeito disso?

Com o apoio de nossos doadores, todos os anos realizamos sobrevoos de monitoramento da região amazônica. No ano passado mostramos  ao mundo o estrago deixado pelo fogo entre os estados do Amazonas, Acre e Rondônia. Durante a pesquisa, identificamos focos ativos especialmente no entorno e dentro de áreas protegidas, como Terras Indígenas (TI) e Unidades de Conservação, o que representa um grande risco à sua conservação. 
Em 2019, estamos desde o início do ano pressionando as autoridades e denunciando por meio de nossos canais de comunicação e na imprensa, o avanço do desmatamento e o desmonte da política ambiental do Brasil. Continuamos monitorando a floresta e apoiando seus povos que, com seu modo de vida tradicional, evitam a degradação ambiental. Continuaremos fazendo mais e mais pela proteção da Amazônia. Ainda temos muito trabalho a fazer! Então, se você se pergunta como pode ajudar a salvar o mundo hoje, a resposta é ajudando o Greenpeace com sua doação. 
Mostre agora mesmo que você também quer garantir o futuro para as próximas gerações!

Doe Agora

sobre o(a) autor(a)

Trabalho com comunicação no Greenpeace Brasil em São Paulo. Gosto de praia, natureza e do interior de São Paulo. Tenho uma gata, o nome dela é Pão na Chapa.

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.