Wednesday, July 2, 2014

Vazamento de óleo na Legolândia

Feito em miniaturas, com peças de Lego, novo protesto do Greenpeace pede que a parceria da Shell com a marca de brinquedos seja interrompida.


No Canadá, Greenpeace simula vazamento de petróleo em miniatura.

O parque temático da Legolândia em Billund, na Dinamarca, amanheceu coberto de petróleo e tomado por protestos de ativistas do Greenpeace. O cenário, porém, era todo em miniatura, feito com peças de Lego. A simulação é parte da campanha global do Greenpeace  para que uma das maiores empresas de brinquedo do mundo desfaça a parceria que fechou com a Shell. A petrolífera é uma das principais responsáveis por colocar em risco o Ártico, com seus planos de exploração de óleo na região.
A Lego, umas das marcas mais conhecidas e queridas pelas crianças, carrega há alguns anos um contrato publicitário com a Shell. O objetivo da gigante do petróleo é desviar a atenção de suas atividades controversas no Ártico. Nesta terça-feira, o Greenpeace espalhou uma série de simulações de protestos pelo mundo, feitas com os bloquinhos coloridos. Nas faixas abertas pelos mini-ativistas um recado: “Lego, salve o Ártico. Pare de brincar com a Shell”.
Mais de 110 mil pessoas de diferentes países já enviaram mensagens à Lego pedindo que deixe de lado essa parceria. Desse total, 14 mil emails vieram de consumidores no Brasil.
Desde 2012, o programa de exploração da Shell vem enfrentando muitas críticas não só de ONGs, mas também de órgãos reguladores. Enquanto isso, a companhia se aproximou da Lego e ambas fecharam um contrato de peso entre elas. O resultado foram mais de 16 milhões de produtos da Lego feitos com a logomarca da petrolífera e distribuídos em mais de 26 países. Um comunicado recente da Shell informava que a parceria de US$ 116 milhões com a marca de brinquedos gerou um aumento de 7,5% nas vendas da empresa de petróleo.
“A Shell atualmente só pode ter acesso ao petróleo do Ártico porque o aquecimento global está derretendo rapidamente o gelo da região. Ironicamente, as companhias de petróleo, como ela, são uma das principais responsáveis por esse derretimento acelerado”, explicou Fabiana Alves, coordenadora da Campanha de Clima e Energia do Greenpeace. “As mudanças climáticas são uma ameaça ao futuro das crianças. A Shell está tentando manipular a imagem da Lego, usando os brinquedos para desviar a atenção de suas ações controversas. A Lego ainda pode dar um passo atrás e se pronunciar a favor da proteção do Ártico e das crianças, quebrando seu contrato com a Shell”.

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.