Thursday, July 10, 2014

Inspirados pela história

Hoje faz 29 anos que o Rainbow Warrior foi bombardeado pelo serviço secreto francês no porto de Auckland, na Nova Zelândia, durante uma campanha contra testes nucleares franceses no oceano Pacífico


Hoje completa-se 29 anos do bombardeio do Rainbow Warrior (© Greenpeace/John Miller)

Era quase meia-noite do dia 10 de julho de 1985 quando duas bombas explodiram afundando o navio do Greenpeace Rainbow Warrior e matando o fotógrafo português Fernando Pereira, que tinha acabado de completar 35 anos e era pai de duas crianças. Apenas dois agentes secretos franceses que participaram da ação foram julgados e condenados a cerca de 10 anos de prisão, mas liberados em menos de três anos.
O navio, que carregava a mensagem Nuclear Free Pacific (Pacífico livre de Nuclear), estava na Nova Zelândia para protestar contra testes nucleares franceses no Pacífico. Durante sua trajetória, testemunhou crimes ambientais em todo mundo, promovendo a paz e capacitando as pessoas para agir pelo futuro do planeta e para o bem das futuras gerações. Tornou-se um símbolo de ação não-violenta.
O nome Rainbow Warrior foi inspirado numa profecia indígena norte-americana que previu a destruição do meio ambiente pela ação dos homens e o surgimento dos Guerreiros do Arco-Íris, que seriam os defensores do planeta: "Quando o mundo estiver doente e morrendo, o povo se levantará como Guerreiros do Arco-íris", diz a profecia.
O bombardeio encerrou a trajetória do primeiro Rainbow Warrior, que hoje jaz no fundo do mar da Ilha Cavalli, na Nova Zelândia, como recife artificial. Ele foi substituído pelo Rainbow Warrior II, que por 22 anos fez campanha por um futuro verde e pacífico enfrentando protestos e ações contra a caça de baleias, testes nucleares, o aquecimento global e outros crimes ambientais. Ele foi aposentado em  agosto de 2011.
Em outubro do mesmo ano, o novo Rainbow Warrior, que tem como projeto pioneiro ser um barco sustentável, com reduzida emissão de carbono, navegou pela primeira vez mantendo o espírito original do guerreiro do arco-íris.

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.