Wednesday, August 17, 2016

Greenpeace e as #Eleições2016



Chegou a hora de escolher o futuro de sua cidade. Agora é você quem manda! 

Arte: Julia Mente / Greenpeace

A mudança começa no voto. E como não pode deixar de ser, o período das eleições é o momento de pressionar os candidatos por compromissos ambientalmente responsáveis. Nestas eleições, trabalharemos com três pautas muito importantes para as cidades: Mobilidade Urbana, Alimentação e Energia Solar.
O Greenpeace, em parceria com outras organizações, vai mobilizar a sociedade civil de diferentes municípios para pressionar os candidatos e candidatas a assumirem compromissos públicos com essas questões. E sua ajuda é fundamental!

Conheça as frentes de trabalho:

Solar
Aumentar o conhecimento dos alunos sobre meio ambiente e reduzir em mais de 50% um dos principais custos do município com educação. Estas são ações perfeitamente possíveis e que podem ser implementadas em qualquer cidade do país, com a solarização de escolas.
Se o telhado das escolas fosse utilizado para gerar energia elétrica, o dinheiro voltado ao pagamento da eletricidade seria economizado, e poderia ser revertido em melhorias educacionais ou em outras prioridades da cidade. Uma ação importante, ainda mais em tempos de crise.
Além disso, ao solarizar nossas escolas, podemos aquecer a economia local, aumentando a arrecadação de impostos, a geração de empregos e inserindo à formação dos nossos alunos um novo elemento de conscientização ambiental, desenvolvendo na prática o uso de uma das tecnologias mundialmente mais importantes para a preservação do meio ambiente, ao mesmo tempo que promoveremos economia aos cofres públicos pelos próximos 25 anos.




Mobilidade Urbana
Assunto de destaque nestas eleições, Mobilidade é um tema que influencia a vida de todo mundo e os candidatos que não aderirem pela melhoria da qualidade de vida das pessoas que transitam pela cidade correm sérios riscos de perder a corrida eleitoral.
Quem nunca sofreu por ficar tantas horas no trânsito? Quem nunca saiu horas antes de casa e mesmo assim chegou atrasado ao trabalho? Imagine o que você poderia fazer com todo esse tempo desperdiçado em seus deslocamentos diários. Sem contar o impacto negativo que esse ritmo diário tem na saúde das pessoas.
Isso precisa mudar: transporte público menos poluente, mais rápido, barato e de qualidade para todos. Investir em ciclovias e calçadas no lugar de criar mais vias e vagas para carros é investir diretamente num futuro sustentável para a cidade.
Esse é o nosso trabalho. Focando na cidade de São Paulo, vamos pressionar para que os candidatos se comprometam com Mobilidade Urbana, e principalmente, continuar cobrando para que, após a eleição, as promessas se tornem realidade.

Veja mais sobre a atuação do Greenpeace em Mobilidade Urbana.

Agricultura e Alimentação
O Brasil é o país que mais consome agrotóxicos no mundo. Essa maneira de produzir se reflete diretamente na economia do país, no meio ambiente e na saúde do brasileiro, que consome comida contaminada diariamente. No entanto, é possível virar esse jogo – e vamos começar com as crianças da cidade do Rio de Janeiro.
Queremos que os candidatos se comprometam em garantir merenda livre de agrotóxicos para os alunos e alunas da rede municipal de ensino.
Afinal, a questão é simples, mas de extrema importância: estamos alimentando nossos filhos, nosso futuro, com agrotóxico. Ao oferecer merendas orgânicas com alimentos de qualidade, além de garantir a saúde dessas crianças, elas levarão o exemplo para casa e para suas comunidades. Assim, a cultura de comer bem se espalhará.
Os próximos prefeitos e prefeitas do Rio de Janeiro não podem mais ignorar a necessidade de se investir na saúde das crianças, o que reflete diretamente no futuro da cidade.

Como pressionar seu candidato:
Antes de tudo, é preciso dizer que uma escolha bem feita precisa de estudo e informação. Antes de escolher seu candidato, entre no site de todos, leia as propostas, pesquise seu histórico e então faça sua escolha. Ao fazer isso, você encontrará um canal de comunicação que os candidatos disponibilizam para falar com os eleitores – seja um email ou um telefone. Este é o primeiro passo: escreva para o seu candidato, ligue para ele e faça-o ouvir o que você cidadão tem a dizer.
O Greenpeace também quer engajar os futuros prefeitos e prefeitas em compromissos ambientalmente responsáveis. Estamos entrando em contato com candidatos de diferentes cidades do Brasil pedindo que enviem um vídeo firmando compromisso com alguma de nossas três pautas. A ideia é publicar os vídeos em nossas redes, oferecendo esse espaço online como um incentivo para o candidato se comprometer com o meio ambiente.
Juntos, podemos mudar a política. Lembre-se: a cidade também é sua!

Saiba mais sobre a história e os valores do Greenpeace.

Alguma dúvida? Inquietação? Ou um elogio? Escreva para nós no email eleicoes.2016@greenpeace.org.

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.