Wednesday, April 6, 2011

Vamos lutar por nossas Florestas

Sociedade se mobiliza nesta quinta em defesa do Código Florestal

06 Abril 2011 Bookmark and Share

Vista aérea da floresta amazônica no Acre.

Movimentos sociais, entidades estudantis e organizações ambientalistas realizam uma marcha em Brasília no dia 07/04 para protestar contra o projeto do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) de alteração do Código Florestal.

Marcha organizada pelo movimento social acontece em Brasília na manhã desta quinta-feira (7 de abril), e vai reunir trabalhadores rurais, ambientalistas e outros setores da sociedade comprometidos com o desenvolvimento sustentável.

Nesta quinta-feira (7/4), Dia Mundial da Saúde, movimentos sociais, entidades estudantis e organizações ambientalistas realizam uma marcha em Brasília para protestar contra o projeto do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) de alteração do Código Florestal, que é apoiado pelos deputados da bancada ruralista. Também será lançada a Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida. A mobilização ainda defende a reforma agrária.

A marcha sairá do pavilhão de exposições do Parque da Cidade, às 7h. A previsão é que chegue às 9h à frente do Congresso Nacional, onde ocorrerá um ato público.

A manifestação reúne entidades como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf), Movimento de Pequenos Agricultores (MPA), Movimento de Mulheres Camponesas (MMC), Instituto Socioambiental (ISA), Greenpeace, SOS Mata Atlântica, Instituto de Estudos Socioeconômicos (INESC) e WWF-Brasil, entre outros.

A mobilização torna pública a posição de trabalhadores rurais e agricultores familiares contra as propostas ruralistas de alteração do Código Florestal. Marca ainda a formação de alianças entre movimentos sociais do campo e da cidade e organizações ambientalistas em favor de uma agricultura que conviva de forma responsável com o meio ambiente.

Campanha contra os agrotóxicos

A Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida reúne movimentos sociais, entidades estudantis e sindicatos em defesa do direito à alimentação saudável para todos, da saúde e qualidade de vida do trabalhador e de um meio ambiente equilibrado. A ideia é alertar a sociedade para o uso indiscriminado de defensivos agrícolas. O Brasil é o maior consumidor mundial dessas substâncias: cerca de 1 bilhão de litros foram utilizados no País em 2009 - uma média de 5 litros por pessoa.

A campanha defende um novo modelo agrícola. O objetivo é valorizar a agricultura familiar, viabilizar o desmatamento zero, permitir o acesso a tecnologias que utilizem menos agrotóxicos, como os sistemas agroecológicos e gerar renda e trabalho para a população rural. Para isso, a reforma agrária também é considerada fundamental.

Serviço

Marcha contra os agrotóxicos, em defesa do Código Florestal e da reforma agrária
Data: Quinta-feira, 7 de abril
Local: A marcha sairá do Parque da Cidade, percorrendo a Esplanada dos Ministérios até chegar ao Congresso Nacional - Brasília (DF)
Horário: A partir das 7h

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.