Thursday, July 18, 2019

Gabriel Bá e Fábio Moon imaginam a Cidade Perdida

por Milena Nepomucen

Conhecidos por seu trabalho na série The Umbrella Academy, os gêmeos quadrinistas deram cores e formas para um local ainda pouco visto nas profundezas do oceano Atlântico
Fábio Moon e Gabriel Bá
Fábio Moon e Gabriel Bá © Instagram Fábio Moon (@fabiomoon)
Quando você tenta imaginar uma cidade nas profundezas do oceano, como ela pareceria? Esse foi o convite que fizemos para Fábio Moon e Gabriel Bá, quadrinistas paulistanos, irmãos gêmeos, e reconhecidos tanto no Brasil, com os prêmios Jabuti e HQ Mix, quanto no exterior, vencendo duas vezes o Prêmio Eisner, considerado o Oscar dos quadrinhos. Os artistas deslancharam a carreira com seu trabalho independente, os Dez Pãezinhos, e conquistaram os Estados Unidos com Daytripper, Rolando e o mais recente The Umbrella Academy, que virou série na Netflix.
Desde o ínicio da carreira, os gêmeos roteirizavam diferentes histórias e ficaram conhecidos pela identidade singular na criação das artes. Os traços de Gabriel Bá são geométricos e compõe cenas com maior contraste, já Fábio Moon investe na pintura pincelada, criando quadros orgânicos. Com essa diferença de conceitos, mas com estilo harmonioso, os artistas são protagonistas de grandes convites e parcerias nos quadrinhos mainstream. Embora trabalhem majoritariamente em conjunto, a dupla também cria separadamente, escolhendo projetos que combinem mais com cada um.
Com toda essa criatividade, convidamos os dois irmãos a imaginar como seria a versão deles da Cidade Perdida, um local especial nas profundezas do Oceano Atlântico que só foi descoberto em 1977, mas que já tem cerca de 120 mil anos de idade. Nosso navio Esperanza, que está realizando a expedição de Polo a Polo este ano, passou por esta região.
Fábio e Gabriel fazem parte de um time seleto de artistas convidados ao redor do mundo que criaram uma verdadeira galeria de arte. Cada um criou um desenho diferente com muita inspiração na Cidade Perdida, os animais que habitam e as muitas vidas marítimas. Veja algumas dessas imagens:
Galeria de arte inspirada na Cidade Perdida
Galeria de arte inspirada na Cidade Perdida © Quentin Blake / Margaux Carpentier / Nina Cosford Middle / Tom Cole / Charlie Adlard / Gemma Correll Bottom / Kate Isobel Scott / Marcus Walters / Fábio Moon
“A noção de que ainda há tanto a descobrir e aprender nas profundezas dos oceanos é fascinante. Eu pensei em mostrar uma mãe das diversas espécies de animais das regiões profundas, o polvo Dumbo, mostrando para os filhotes polvinhos formações rochosas que se assemelham a torres de uma cidade, como que dizendo que essa cidade perdida continua ali, linda, deslumbrante, à salvo. É todo um ecossistema a ser preservado”, ressalta Fábio Moon.
Cidade Perdida criada por Fábio Moon
Cidade Perdida criada por Fábio Moon © Fábio Moon
Acompanhe o processo de criação do artista Gabriel Bá na produção de seu desenho e que ainda ressalta a importância de proteger os oceanos: “Não sabemos quase nada sobre as profundezas dos oceanos. Devemos protegê-los e todo conhecimento que eles guardam sobre o início da vida na terra, ao invés de pensar somente em explorá-los em busca de minérios.”
O resultado final ficou incrível.
Para conferir mais de perto o trabalho dos irmãos artistas, o Instagram deles é @gabriel_ba e @fabiomoon.
Faça parte desse amplo movimento pela proteção dos nossos oceanos: participe do nosso abaixo-assinado e mostre que você também se importa com eles.

sobre o(a) autor(a)

Assessora de imprensa e responsável pelo relacionamento com artista e influenciadores no Greenpeace Brasil.

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.