Repudiamos qualquer iniciativa que tente mascarar a realidade tóxica do agronegócio

chef cozinha alimentos livre de agrotóxicos
Por uma alimentação livre de veneno © (Foto: Peter Caton/ Greenpeace)
Embora a bancada ruralista se esforce para criar uma imagem de que o agro é pop, sabemos que os setores que ela representa nada têm a ver com a maior parte dos produtores rurais do país. Agora, em mais uma tentativa de mascarar a realidade, os ruralistas estão convidando chefs de cozinha para promover o agronegócio e “aproximar a sociedade do setor agropecuário”. Trata-se de uma estratégia de marketing nociva que visa esconder o enorme retrocesso que estamos vivendo em relação à democratização da alimentação saudável para a população brasileira.
Esse agro que os ruralistas tentam promover não é pop e não é saudável! É o mesmo agro que quer aprovar o Pacote do Veneno (PL 6299/2002), afrouxando o uso e liberação de agrotóxicos, incluindo alguns comprovadamente cancerígenos, que, invariavelmente, irão parar no prato de todos os brasileiros. Ao votarem em favor do texto-base do Pacote do Veneno a portas fechadas, no mês passado, mesmo com a resistência da sociedade e de órgãos de saúde e meio ambiente, os ruralistas deixaram claro que governam em função de interesses políticos e eleitorais.
É por isso que, mais uma vez, organizações da sociedade civil, incluindo o Greenpeace, se unem em nota de repúdio e alerta sobre a feira SENAR – Chefs pelo Agro, que acontecerá no próximo sábado em São Paulo. Junto a chefs e cozinheiros que realmente lutam por uma alimentação saudável, justa e de qualidade, nos somamos ao Manifesto BANQUETAÇO contra o evento. Essa feira não nos representa.
 Clique aqui para ler o manifesto na íntegra.