Wednesday, September 28, 2011

Condenados por defender o Árt


Ativistas do Greenpeace que participaram de uma ação pacífica no Ártico acabam de ser considerados culpados pela corte da Groelândia. A condenação é referente à invasão de uma plataforma de petróleo. Os ativistas que escalaram uma das maiores plataformas do mundo foram multados pela corte e 18 deles também foram condenados por quebrar a zona de segurança ao redor da instalação.
Em maio deste ano, voluntários do Greenpeace de nove países, embarcaram na plataforma Leiv Eiriksson nas gélidas águas do oeste da Groelândia para pedir à companhia britânica Cairn Energy que divulgue seu plano de lidar com um possível vazamento de óleo no Ártico. Mesmo com a prisão dos ativistas, a ação chamou a atenção do mundo e pressionou a companhia, que recebeu uma petição assinada por mais de cem mil pessoas, que pedia a divulgação do documento. Em agosto, finalmente o governo da Groelândia divulgou o plano.

“Nós assumimos inteira responsabilidade por nossas ações pacíficas para protestar no Ártico”, diz um dos ativistas, o campaigner do Greenpeace Ben Ayliffe. “Cairn Energy admite que um vazamento naquele frágil e único habitat seria catastrófico. É loucura permitir que companhias negligentes como essa retire mais do óleo responsável por causar o derretimento na região. Nossa campanha para transformar congelada região norte do planeta em uma área livre da exploração da indústria do óleo continua”.

O plano da Cairn Energy – que tentaram manter em segredo – admite que qualquer operação de limpeza da região em caso de vazamento teria que ser parada durante o longo inverno do Ártico, enquanto técnicas tradicionais de recuperação, que utiliza bombas e outros equipamentos não seriam eficientes em águas tão frias quanto as da região. Cairn ressalta em seu documento que técnicas de limpeza podem ser tão danosas que o melhor seria deixar que praias afetadas com possíveis derramamentos se recuperem “naturalmente”. plano também mostra que um vazamento poderia causar problemas devastadores para a natureza do Ártico.
Fonte;Greenpeace

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.