Thursday, August 18, 2011

Nike aceita o desafio DETOX


Passaram-se cinco semanas desde que o Greenpeace Internacional publicou o relatório Dirty Laundry. Neste estudo, foi revelado que fornecedores chineses de grandes marcas de produtos esportivos, como para Adidas, Nike e Puma, vem intoxicando os rios do país com rejeitos químicos.

Foi então que o Greenpeace lançou o desafio DETOX (do inglês, desintoxique), em que pedia a estas empresas que se comprometessem a trabalhar, com seus fornecedores, para retirar de suas cadeias produtivas substâncias que contaminam a água.

A Nike concordou em tornar pública uma lista de substâncias químicas que estão sendo lançadas ao meio ambiente pelas fábricas de seus fornecedores chineses. Além disso, a empresa prometeu lançar mão de sua influência, conhecimento e experiência para eliminar totalmente as substâncias tóxicas de sua linha de produção até 2020. Em oito semanas, segundo a empresa, será divulgado um plano de ação para atingir este objetivo.

A Puma foi a primeira empresa a assumir o compromisso de eliminar substâncias tóxicas de toda sua cadeia de fornecedores. Agora, Nike e Puma estão à frente do jogo. Isso não significa que a batalha está ganha. O Greenpeace acompanhará os trabalhos das empresas e fiscalizará seus resultados.

A lanterninha deste campeonato, até agora, é a Adidas, que ainda não mostrou disposição de reverter o placar e comprometer-se com um futuro livre de substâncias tóxicas. Perde a Adidas, mas o grande derrotado é o meio ambiente.

O desafio continua
A campanha nasceu a partir da publicação do relatório Dirty Laundry (Lavagem Suja). Um ano de pesquisa revelou que a indústria têxtil na China é a principal responsável pela alta concentração de poluentes extremamente perigosos nas águas de importantes rios do país. As substâncias, para além das fronteiras chinesas, vêm viajando mares afora e já foram encontradas até no organismo de ursos polares. Na ponta desta cadeia, nomes como Nike, Adidas e Puma.

Em julho, misteriosos manequins apareceram em diferentes cidades do mundo com o símbolo DETOX. Desde que a missão destes manequins foi revelada, manifestações favoráveis surgiram em todo o mundo e colocaram pressão sobre os principais produtores de equipamentos esportivos, como Nike, Adidas e Puma, identificados como grandes responsáveis pelo descarte de substâncias tóxicas no país.

Até agora, mais de 50.000 pessoas já assinaram a petição, direcionado aos executivos destas empresas. Para participar, você também pode assinar a petição e dizer à Adidas que ela não pode ignorar o desafio DETOX.

Para saber mais sobre a campanha, acesse a página oficial da campanha.
http://www.greenpeace.org/brasil/pt/detox/;Fonte;Greenpeace

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