Maioria dos países-membros da Comissão Internacional da Baleia votou contra a proposta indecente do Japão de liberar uma proibição que existe há mais de 30 anos
Baleia cachalote com o seu filhote. © Ralf Kiefner
As baleias ainda enfrentam muitas ameaças, mas a caça comercial não será uma delas © Ralf Kiefner
O governo do Japão e seus aliados pró-caça tentaram chegar a um acordo para minar a proibição da caça comercial de baleias. Sua proposta “Way Forward” buscava estabelecer um grupo de trabalho para reestabelecer a caça comercial incoerentemente travestida de “sustentável”. Depois de um debate acalorado, felizmente uma clara maioria de países rejeitou esse embuste. Foram 41 votos contra, 27 a favor, 2 abstenções, e uma ausência.
A vida das baleias não é fácil. Elas estão ameaçadas de diversas formas, seja pelo aquecimento global, pela pesca industrial, pela poluição sonora e plástica nos oceanos. Mas a caça comercial, que é banida há mais de 30 anos, é algo que podemos controlar imediatamente. E é ótimo ver a maioria das delegações globais reunidas reafirmando esta proteção.
A todos que nos últimos dias se mobilizaram, colocando a hashtag #SalveAsBaleias no trending topic do Twitter, o nosso muito obrigado. Em 72 horas, recebemos mais de 100 mil assinaturas na petição pela criação do Santuário de Baleias do Atlântico Sul. Vamos insistir até que ele seja aprovado, como estamos fazendo agora com a Antártida.
Juntos, continuaremos defendendo a saúde dos nossos oceanos e a vida no planeta. Se você quer e pode fortalecer este trabalho, torne-se um doador.